Home - Office e o Covid

Sabemos que não se deve brincar com a segurança e a nossa saúde, perante a disseminação do covid-19, uma coisa é clara, os cuidados com a ergonomia devem ser reforçados. Deve-se alterar os hábitos praticados no dia a dia, para que o vírus não se espalhe e a população não seja afetada. Perante tudo isso, todo cuidado é pouco.

Devido a quarentena os governos de cada estado afirmaram o fechamento de várias empresas e locais de trabalho para conter o novo coronavírus.

Com isso foi dada iniciativa ao home office em vários modelos e regras para que os funcionários pudessem exercer seu trabalho sem obter contato com qualquer outra pessoa.


Cuidados com a ergonomia

No Home-office as pessoas precisam se habituar a uma nova experiência de trabalho pelo simples fato de não terem uma cadeira confortável ou uma mesa na altura correta, consequentemente   sentam no sofá, ou na cama como notebook no colo, não mantendo uma postura saudável, e assim podendo desenvolver dores nos olhos, cabeça, costas, e até mesmo uma escoliose, tendinite ou Lesão por esforço repetitivo, com isso vai interferir na produtividade, muitas vezes perdem até o emprego por esse motivo.

Exercer seu trabalho em casa parece coisa fácil, mas necessita de cuidados sobre a ergonomia, como as condições do ambiente do trabalhador e os equipamentos do mesmo. Começando pelo espaço adotado em sua propriedade, deve-se optar por um lugar tranquilo, para que a concentração do trabalhador não seja afetada e não o atrapalhe, estudos indicam escolher um local perto da janela para que a luz natural entre e o ar circule pelo local.

Não se deve trabalhar em locais como sofá e cama. Isso pode agravar problemas em sua coluna e muitas dores. Deve-se optar se possível uma cadeira com a lombar encostada e os pés apoiados no chão. Além disso, os equipamentos como eletrônicos devem ser postos na mesa sobre uma altura boa para trabalhar, não forçando a nuca e nem o pescoço.

Parte dos trabalhadores passaram a viver em condições precárias de moradia, e outras adversidades do cotidiano, onde dificulta a contenção do COVID e o distanciamento social, portanto ao falar de trabalho na pandemia, é falar de vulnerabilidade.





A pessoa deve lembrar-se sempre de praticar alongamentos e exercícios físicos, e claro, não deixar de beber água. Manter-se hidratado ajuda na concentração, melhora a circulação sanguínea, regula a temperatura corporal e diminui o inchaço, além de ajudar em outros fatores.

Recomenda-se saber separar o horário de trabalho e do descanso.

O local pode ser o mesmo, mas pode ser usado de diversas maneiras, tanto para exercer seu trabalho quanto para se distrair e descansar para manter-se saudável fisicamente e mentalmente.

Veja também todas as recomendações do Ministério da Saúde para se prevenir da

COVID-19:

- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Ao tocar esses pontos, lave sempre as mãos como já indicado.

- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

- Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.

C:\Users\user\Downloads\ergonomia-no-home-office IMAGEM.png

Texto escrito por: Rafael Lima e Melina Cruz

Fonte usada de base:

Coronavírus: cuidados com ergonomia e higienização (tagout.com.br) acesso: 21/03/2021

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/trabalho-e-formacao/2020/06/07/interna-trabalhoeformacao-2019,861852/como-fica-a-ergonomia-no-home-office-forcado-durante-a-pandemia.shtml acesso: 20/03/2021


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.