Enfermagem e a Ergonomia
Ambientes de trabalho sem inspeção ocupacional podem provocar muitos danos a saúde do trabalhador, muitas vezes acarretando o afastamento, e, ocasionando prejuízos tanto para empresa quanto para o funcionário.
O trabalhador necessita de cuidado, e o enfermeiro do trabalho pode prevenir os riscos ergonômicos, entrando com elaborações de programas e prevenção na saúde empregado, deixando o ambiente mais propicio e confortável onde trará uma melhora na produtividade.
Inicialmente o enfermeiro precisa conhecer o ambiente de trabalho, e a rotina do empregado, e então avaliar a duração de jornada de trabalho, pausas, posturas inadequadas e esforços musculares, para prevenir complicações osteomusculares, também é analisado a temperatura do ambiente, barulho e iluminação, para orientar o empregador quanto as medidas de prevenção e adequar o ambiente de acordo com os padrões do trabalhador.
O enfermeiro do trabalho junto com a equipe do SESMT pode planejar medidas que priorizem à saúde, satisfação e segurança do trabalhador e orientar o empregador e empregado quanto à aplicação dessas medidas, para assim diminuir os agravos causados à saúde.
Por: Melina Cruz
Nenhum comentário